Questão 6 do Concurso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IF-RR) - Professor - Artes - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (2015)

Apesar de sempre citada como o exemplo perfeito da utilização do modomixolídio na música brasileira; a famosa canção “Baião”, composta em 1946 por Luiz Gonzaga, encerra uma complexidade harmônico-melódica bem maior, como se pode perceber pela observação da partitura a seguir, que apresenta apenas a primeira estrofe do canto.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Não obstante a mencionada complexidade, a música se encontra claramente no tom de Mi. O que varia a todo o momento é o modo construído sobre esse Mi, configurando uma verdadeira mistura modal. Essa é uma interpretação que vai diretamente contra o pragmatismo propagado pela famosa instituição estadunidense Berklee College of Music, em que uma situação como a apresentada por esta canção seria analisada de modo a considerar cada acorde, tendo em vista que todos têm 7ª menor, como um caso de mixolídio ancorado em sua fundamental. Assumindo, ao contrário, que o Mi nunca para de exercer sua força como polo principal de atração, assinale a alternativa que mais precisamente lista os modos caracterizados por cada acorde e o trecho melódico que lhe corresponde.

  • A Mi Mixolídio, Mi Eólio, Mi Eólio, Mi Maior, Mi Maior.
  • B Mi Mixolídio, Mi Dórico, Mi Frígio, Mi Maior, Mi Eólio.
  • C Mi Mixolídio, Mi Mixolídio, Mi Dórico, Mi Maior, Mi Lídio.
  • D Mi Mixolídio, Mi Dórico, Mi Eólio, Mi Maior, Mi Mixolídio.
  • E Mi Maior, Mi Mixolídio, Mi Dórico, Mi Eólio, Mi Mixolídio.