Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Analista Administrativo - Gestão Hospitalar (2020) Questão 57

A gerência do cuidado é um dos principais eixos da atuação profissional dos enfermeiros nos serviços de saúde, pois compreende a articulação entre as dimensões assistencial e gerencial na execução do seu trabalho. O foco da dimensão assistencial é o atendimento integral das necessidades de cuidado de enfermagem do paciente, enquanto o da dimensão gerencial é a organização do trabalho e dos instrumentos técnicos da gerência, tais como dimensionamento de pessoal, planejamento, educação continuada/permanente, supervisão, avaliação de desempenho.
Assinale a alternativa que representa a resposta correta.

  • A O planejamento da assistência de enfermagem como uma ação de gerência administrativa ocorre por meio de um exercício contínuo de fazer escolhas e elaborar planos e ação.
  • B O planejamento da assistência de enfermagem envolve a avaliação das condições de saúde dos pacientes e, desse modo, o direcionamento das ações terapêuticas que serão empreendidas.
  • C O planejamento da assistência de enfermagem envolve a delegação de atividades para equipe multiprofissional da assistência, organização dos diferentes procedimentos aos quais o paciente é submetido e previsão dos materiais e recursos que são necessários.
  • D Para um planejamento eficiente, recomenda-se que o enfermeiro utilize indicadores gerenciais e informações estratégicas para embasar suas ações e decisões.
  • E A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é um exemplo da prática de planejamento do enfermeiro, por meio da qual ele articula a dimensão assistencial e social do seu trabalho.