Secretaria de Estado de Educação do Acre (SEE-AC) - Professor - Educação Especial (IBADE - 2020) Questão 43

O conceito de normalidade/anormalidade atravessa a construção de diagnósticos e de práticas sociais, incidindo sobre a manutenção de ambientes escolares excludentes. Neste contexto, a identidade normal é tratada como natural, avaliando e hierarquizando outras características e modos de habitar o mundo. Esta lógica é analisada na perspectiva da inclusão escolar, que concebe o caráter transitório, instável e inacabado das identidades, considerando tais fixações como condutas arbitrariamente escolhidas. Com o objetivo de transpor essas concepções, a educação inclusiva busca se orientar a partir de dispositivos que instrumentalizam seu compromisso com a construção de uma escola para todos, tais como o Projeto Político Pedagógico (PPP). Este instrumento deve contribuir para:

  • A a efetivação do tratamento diferenciado entre alunos com e sem deficiências.
  • B orientar o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação do trabalho de sua equipe.
  • C organizar os interesses e prioridades das famílias na inclusão escolar.
  • D garantir a Burocratização das práticas pedagógicas sem necessidade de efetivação.
  • E esclarecer o posicionamento político partidário de seus professores.

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