Prefeitura Municipal de Orobó - Professor - Geografia (2019) Questão 33

Segundo Conselho Nacional do Meio Ambiente, considera-se impacto ambiental como sendo qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente possam afetar a saúde, a segurança e o bem-estar da população, as atividades sociais e econômicas, biota, condições estéticas e sanitárias do meio ambiente, bem como a qualidade dos recursos ambientais. Considerando as atividades antrópicas e seus os possíveis impactos ambientais decorrentes ou a elas associados, assinale a alternativa correta:

  • A Na extração de petróleo em ambiente marinho pode ocorrer inúmeros fatores e situações que acarretam o seu vazamento. O impacto ambiental decorrente disso se dá unicamente pela toxidez da camada superficial formada pelo óleo sobre os peixes e mamíferos marinhos
  • B Disposição adequada de resíduos sólidos urbanos em aterros controlados gera diversos impactos ambientais e riscos à saúde pública, tais como, contaminação do solo e lençóis freáticos, porém os impactos dessa degradação não se estendem para áreas adjacentes aos locais de disposição, tendo impacto local.
  • C A atividade agrícola está associada a inúmeros impactos ambientais, dentre eles estão a degradação do solo e o aumento da diversidade vegetal, devido ao uso descontrolado de adubos e defensivos agrícolas.
  • D A indústria química é a maior responsável pela dispersão de nutrientes, como fósforo e nitrogênio gerando menor eutrofização de ecossistemas aquáticos.
  • E Na atividade de mineração, o rompimento de represas de rejeitos pode carrear resíduos minerários para rios e mar, causando significativa perda de biodiversidade (fauna e flora), além de trazer turbidez para a água do mar, que passa a receber menos luz, afetando processo de produção de energia, diminuindo a quantidade de alimentos no ecossistema.

Encontre mais questões

Voltar