Prefeitura Municipal de Cascavel - Agente de Combate a Endemias (2020) Questão 2

Conheça o Wasp-76b, novo planeta em que chove metal
líquido

     Se uma chuva de ferro começasse a cair aqui na Terra, só haveria uma resposta possível para o fenômeno: apocalipse. Mas, para o Wasp-76b, que está a 640 anos-luz de nós, isso é só mais um dia como qualquer outro. O Wasp76b foi encontrado ____ quatro anos e recebeu esse nome (que, em inglês, quer dizer “vespa”) por causa do WASP, organização astronômica que procura por exoplanetas (planetas que se localizam fora do Sistema Solar).
     As descobertas recentes da chuva de metal, no entanto, foram feitas por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Genebra, na Suíça. Eles observaram que a temperatura por lá pode chegar aos 2.400°C – quente o suficiente para vaporizar metais. Isso se deve à proximidade do Wasp-76b com a estrela em que orbita: ele está tão perto que leva apenas 43 horas para dar uma volta em torno dela.
     O novo exoplaneta se encaixa em uma categoria que os cientistas chamam de Hot Jupiter: gigantes gasosos (daí a referência a Júpiter) cujas órbitas são tão próximas ____ uma estrela que é impossível abrigar vida. Em janeiro, a Super Interessante contou a história do KELT-9b, outro integrante dessa categoria e que é o planeta mais quente já descoberto. O Wasp, vale dizer, tem o dobro do tamanho de Júpiter.

https://super.abril.com.br/ciencia/...- adaptado.


De acordo com o texto, analisar os itens abaixo:
I. O exoplaneta Wasp-76b foi encontrado a quatro anos atrás. II. No exoplaneta descoberto, a temperatura é alta o suficiente para vaporizar metais. III. As órbitas tanto do novo exoplaneta quanto de Júpiter são próximas de uma estrela, o que facilita abrigar vida.
Está(ão) CORRETO(S):

  • A Somente o item I.
  • B Somente o item II.
  • C Somente os itens I e III.
  • D Somente os itens I e II.
  • E Todos os itens.

Encontre mais questões

Voltar