Questão 49 do Concurso Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas (AL-AP) - Administrador de Redes (2020)

Considere a seguinte situação:


Uma questão que surge com a atribuição automática de endereços IP de um pool é o tempo durante o qual um endereço IP deve ser alocado. Se um host deixar a rede e não retornar seu endereço IP ao servidor DHCP, esse endereço será permanentemente perdido. Depois de um certo período, muitos endereços poderão se perder.


Para evitar que isso aconteça,

  • A a atribuição de endereços IP pode se referir a um período fixo, uma técnica chamada arrendamento (leasing). Pouco antes de expirar o prazo de arrendamento, o host deve solicitar ao DHCP uma renovação. Se ele deixar de fazer uma solicitação ou se a solicitação for negada, o host não poderá mais usar o endereço IP que recebeu antes.
  • B o host solicita ao controlador DHCP uma renovação. O agente de retransmissão, por uma técnica chamada arrendamento (leasing), intercepta todas as IPs usadas dentro de um certo período. Ao encontrar um IP inativo, ele o recupera e bloqueia seu uso nas demais transmissões.
  • C o controlador DHCP transmite, por difusão, um pacote DHCP DISCOVER. O agente de retransmissão DHCP intercepta todas as IPs usadas dentro de um certo período. Ao encontrar um IP inativo, ele o recupera e bloqueia seu uso nas demais transmissões.
  • D o host solicita ao DHCP uma renovação. O agente de retransmissão, por uma técnica chamada DHCP DIFUSION, intercepta todas as IPs usadas dentro de um certo período. Ao encontrar um IP inativo, ele o recupera e bloqueia seu uso nas demais transmissões.
  • E a atribuição de endereços IP pode ser feita por uma técnica chamada CONTROLLED DIFUSION. Pouco antes de expirar o prazo de arrendamento, o host deve solicitar ao DHCP uma confirmação do IP. Se ele deixar de fazer uma solicitação ou se a confirmação for negada, o host não poderá mais usar o endereço IP que recebeu antes.