Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Cirurgião Dentista (2020) Questão 45

Pacientes com insuficiência renal crônica apresentam alto índice de alterações sistêmicas, e a presença de dano renal afeta significativamente a conduta odontológica terapêutica. Em relação ao tratamento odontológico nesses pacientes, assinale a alternativa correta.

  • A O conhecimento do nível plasmático do fósforo é de suma importância, já que a hipofosfatasia é a mais comum e a mais grave alteração metabólica vista no pré-operatório de pacientes com insuficiência renal.
  • B Nos pacientes que já se encontram em programa de diálise, deve-se aferir a pressão arterial no braço com shunt arteriovenoso.
  • C Nos pacientes que já se encontram em programa de diálise iterativa e que deverão se submeter a cirurgias orais, estas deverão ser realizadas no dia seguinte ao tratamento da diálise.
  • D O nível desejado de potássio plasmático é menor que 21,6 mEq/L antes da cirurgia, pois geralmente há elevação deste durante e após o ato cirúrgico.
  • E A hipocalemia constitui o principal distúrbio do cálcio no pré-operatório, podendo significar desidratação com perda de cálcio ou, mais frequentemente, hiperidratação com excesso de água.

Encontre mais questões

Voltar