A insuficiência suprarrenal secundária consiste na hipofunção suprarrenal decorrente da falta do hormônio adrenocorticotrófico (ACTH). Sobre este assunto na pediatria, analise as alternativas e assinale a incorreta:
- A Em pacientes com suspeita de insuficiência suprarrenal secundária, alguns especialistas acreditam que se deve fazer um teste de estimulação com ACTH em baixa dose utilizando 1 mcg de cosintropina IV em vez da dose padrão de 250 mcg porque o cortisol sérico nesses pacientes pode aumentar normalmente em resposta à dose mais alta.
- B Pacientes que recebem corticoides por < 2 semanas podem apresentar secreção suficiente de ACTH durante estresse metabólico para estimular as suprarrenais a produzirem quantidades adequadas de corticoides, ou podem apresentar suprarrenais atróficas que respondem ao ACTH.
- C Pacientes com pan-hipo-hipo-hipofisarismo têm função tireoidiana e gonadal deprimida e algumas vezes hipoglicemia. Coma também pode ocorrer quando há insuficiência suprarrenal secundária sintomática.
- D O Pan-hipopituitarismo pode ocorrer secundário a tumores hipofisários, vários outros tumores e granulomas e, raramente, na infecção ou no trauma com destruição do tecido hipofisário. Especialmente em crianças e adolescentes, mas também em adultos, o pan-hipopituitarismo pode ocorrer secundário a um craniofaringioma.
- E Os sinais e sintomas são semelhantes àqueles da doença de Addison e incluem fadiga, fraqueza, perda ponderal, náuseas, vômitos e diarreia. Características clínicas e laboratoriais gerais incluem ausência de hiperpigmentação e valores relativamente normais de eletrólitos e nitrogênio da ureia sanguínea (nitrogênio da ureia sanguínea).