Prefeitura Municipal de Fortaleza - Auxiliar de Educação Infantil (2018) Questão 37

Fernando Collor de Mello foi o primeiro presidente eleito por voto direto no Brasil após o longo período da ditadura militar, assumindo o mandato em 1990. Foi também o primeiro presidente a ser afastado temporariamente em razão do início do processo de impeachment, em 1992. Sobre o contexto de sua eleição, e as principais tensões de seu governo, é INCORRETO afirmar que

  • A Collor foi eleito em um contexto de hiperinflação, com índice anual ultrapassando 1000%.
  • B Sendo a primeira eleição direta para a presidência após a ditadura, num contexto de formação de inúmeros partidos novos, Collor foi eleito pelo PRN (Partido da Renovação Nacional), com a promessa de representar uma nova política.
  • C O Presidente Collor tinha como discurso de campanha a “caça aos marajás”, a diminuição da máquina pública e a privatização das estatais.
  • D O período Collor representou a retomada do crescimento do parque industrial brasileiro, protegido pelas tarifas alfandegárias, sinalizando nova fase de intervenção estatal no desenvolvimento da empresa privada nacional.
  • E O episódio do “sequestro” de poupanças foi bastante impopular, por colocar em xeque as garantias jurídicas da propriedade privada e por pressionar fortemente a classe média.