Ministério Público do Estado do Pará (MPE-PA) - Arquiteto (2019) Questão 31

Na arquitetura de interiores, todo ambiente tem um estilo. A palavra estilo designa o mobiliário, a decoração, o ambiente, o espaço, o compartimento arquitetônico e o design criado e usado em determinadas épocas. Atualmente, o estilo se refere à maneira de ambientar, definida por várias razões. Pode ser um comportamento jovem, um pensamento de vanguarda, uma atitude sofisticada ou uma vontade de aparentar um status social. Hoje em dia é inadmissível uma casa inteiramente em um único estilo. Em muitos casos, a combinação do antigo com o novo, do arrojado com o clássico, tem sido as opções que estão valorizando as vantagens da modernidade, resgatando o requinte da antiguidade e do tradicional. Sabemos que fazer arquitetura de interiores é uma atividade que requer muita atenção, isto por causa dos diferentes estilos de design de interiores. O estilo de vida, a personalidade e as predileções dos usuários que irão utilizar os ambientes de interiores devem ter coerência com o estilo dos ambientes arquitetônicos. Existe uma gama muito variada de estilo, sendo mais comuns os estilos High-Tech, Rústico, Oriental, Kitsch, Tropical, Clean e Palaciano. Em relação aos estilos da arquitetura de interiores, assinale a alternativa INCORRETA.
  • A Pisos e forrações de paredes em materiais nobres, detalhes dourados, tecidos suntuosos e rodameios em todos os ambientes, lustres de cristais, além de móveis, pratarias e quadros de épocas são elementos típicos que compõem o estilo Palaciano.
  • B Rústico é um estilo que pode incluir móveis no estilo country. É um estilo simples, mas aconchegante, pois tem um aspecto artesanal, com sofisticação. Elementos como tapetes de sisal, estampas florais, quadros de flores e cenas de caça são típicos deste estilo.
  • C No estilo High-Tech, as novidades eletrônicas predominam. Computadores controlam quase tudo, desde aquecedores, ar condicionado, até persianas automatizadas. Os mobiliários em geral têm aspecto metálico fosco. Há muita interatividade digital entre usuário e dispositivos, como TV, telões, projetores, som, luzes, que podem ser controlados por centrais multimídias a fim de toda esta interatividade.
  • D O Clean é um estilo na arquitetura de interiores caracterizado pelo exagero de cores e formas. Este estilo utiliza muitos móveis de estilos diferentes. Na aplicação das cores deste estilo, o branco e os tons crus não são utilizados, sendo preferencialmente empregadas as cores fortes e vibrantes. Formas geométricas, desenhos complexos e gravuras extremamente coloridas também são as marcas e os elementos típicos deste estilo.

Encontre mais questões

Voltar