Questão 32 do Concurso Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo - Professor - Geografia (2017)

Os fusos horários estão referidos ao Meridiano de Greenwichou Meridiano Internacional de Origem (meridiano que passa sobre o antigo Observatório Real de Greenwich, em um subúrbio de Londres), cuja longitude é de zero grau, e ao seu antimeridiano a 180°deste, sobre o qual se localiza a Linha Internacional de Mudança de Data ou, simplesmente, Linha Internacional de Data. (FITZ, Paulo Roberto. Cartografia Básica. São Paulo: Oficina de Textos 2008, p. 80.)


Com base na descrição anterior, na observação dos fusos, bem como dos seus conhecimentos sobre a temática, é correto afirmar que:
  • A Para efeito de cálculo de horas, deve-se considerar a amplitude de 7°30de apenas um dos lados.
  • B Como cada um dos 24 fusos possui amplitude de 30°, tem-se, por exemplo, o primeiro fuso 0°de longitude, sobre o meridiano de Greenwich, terá 15° na direção leste e 15° na direção Oeste.
  • C Os fusos horários são numerados de 1 a 12, a partir do meridiano de origem, com sinal negativo para Leste, quando as horas estão atrasadas em relação à origem, e sinal positivo para Oeste, quando as horas estão adiantadas em relação a Greenwich.
  • D A definição dos fusos horários parte de uma premissa física bem definida. A esfera terrestre com 360°, movimento de rotação da Terra com duração de 24 horas (para simplificar). Então: 360°dividido por 24 horas = 15°h, ou seja, cada um dos 24 fusos horários terá 15°de amplitude.