Questão 90 do Concurso Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso do Sul (TJ-MS) - Tecnologia da Informação (2017)

De acordo com a norma NBR 14565/2007, o cabeamento estruturado é formado por diversos elementos funcionais, dos quais fazem para o distribuidor de campus (CD), distribuidor de edifício (BD), distribuidor de piso (FD), ponto de consolidação (CP) e tomada (TD). Em relação a esses elementos, indique a afirmativa com as MELHORES PRÁTICAS recomendadas pela norma.

  • A Em um edifício com vários andares utiliza-se um BD por andar. Os BDs são conectados através do CD. Os FD e CP são opcionais, e são usados apenas em estruturas com piso elevado, em que o cabeamento é embutido no piso.
  • B O cabeamento horizontal conecta as tomadas ao distribuidor de piso. A distância máxima entre qualquer tomada e o distribuidor mais próximo não deve exceder a 200 metros. O comprimento total dos cabos desde a entrada no campus até a tomada não deve exceder a 2000 metros.
  • C A norma recomenda que tomadas sejam instaladas em toda a parte da área utilizável do piso e recomenda que os comprimentos dos cordões da área de trabalho sejam os menores possíveis.
  • D Em um edifício com múltiplos andares é obrigatório utilizar um distribuidor por andar. Pode-se utilizar mais distribuidor caso a área seja grande.
  • E A norma não regula a quantidade de tomadas que o edifício deve ter, uma vez que isso depende da finalidade de uso do edifício.