Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Enfermeiro - Terapia Intensiva Neonatal (2020) Questão 26

Para a construção dos protocolos de enfermagem, os enfermeiros responsáveis por sua elaboração, aplicando os princípios da “Prática Baseada em Evidências”, fundamentaram-se em pesquisas clínicas. Para tal, adotaram como estratégia a revisão da literatura sobre o tema de interesse, incluindo, entre outros desenhos de pesquisa, os estudos tipo caso-controle. Quanto a esse tipo de estudo, é correto afirmar:

  • A baseia-se na comparação de um grupo que apresenta o desfecho de interesse (doença, sintoma ou condição) com outro grupo que não o apresenta. Os grupos são comparados, e podem se identificar os fatores de risco para a ocorrência do desfecho. Trata-se de um estudo retrospectivo.
  • B trata-se do acompanhamento de um grupo de indivíduos pertencentes a uma mesma população, que é acompanhado por um certo período, com vistas a estudar a ocorrência de um ou mais desfechos. Trata-se de um estudo longitudinal.
  • C consiste no retrato de uma situação em um só momento, no qual a exposição e a condição de saúde dos participantes são analisadas simultaneamente.
  • D consiste em um estudo comparativo composto por dois grupos, no qual um grupo receberá o tratamento/ intervenção experimental, e o outro grupo receberá o tratamento/intervenção convencional, um tratamento placebo, ou não receberá tratamento/intervenção. É o melhor estudo para testar os efeitos de intervenções/tratamentos.
  • E baseia-se na comparação entre indicadores relacionados com a exposição a que uma população foi submetida, ou na comparação desses indicadores e níveis de exposição de diferentes populações. São assim denominados porque sua unidade de análise é representada por grupos e não por indivíduos.

Encontre mais questões

Voltar