Instituto Federal Catarinense (IFC-SC) - Professor - Geografia (2010) Questão 25

Desde a Primeira Guerra Mundial e especialmente a partir da Segunda Guerra Mundial, as economias periféricas, voltadas tradicionalmente para a produção de matérias-primas e gêneros alimentícios, vêm se industrializando em ritmo cada vez maior. Com relação aos processos de industrialização dos países subdesenvolvidos, assinale a alternativa CORRETA:

  • A A influência norte-americana foi preponderante na África do Sul; já nos países latino-americanos a influência foi maior das nações europeias, em especial a inglesa.
  • B Apesar de vigorar durante décadas na África do Sul, o regime do Apartheid não prejudicou o processo de industrialização deste país, pois a comunidade internacional não se preocupou em impor sanções econômicas por causa deste regime ali instaurado.
  • C Nos países industrializados da América Latina e na África do Sul, o processo de industrialização desde o início se baseou num vasto mercado consumidor e a produção industrial não se destinava a exportação, mas essencialmente ao mercado interno.
  • D Os Tigres Asiáticos, em especial a Coréia do Sul, Cingapura e Taiwan, além da cidade de Hong Kong, tiveram forte influência de capitais latino-americanos, em especial do Brasil e Argentina, que contribuíram de forma significativa para a industrialização destes países, pois são países que pertenciam ao mesmo grau de industrialização e conheciam a realidade sócio-econômica de cada um desses países asiáticos.
  • E A partir de 1910, as grandes empresas dos países capitalistas desenvolvidos, começaram a se expandir pelo mundo capitalista, a abrir filiais em outros países desenvolvidos e também nos subdesenvolvidos. Neste último grupo de países esta implantação levou a falência muitas empresas nacionais, porém, com pouca influência sobre o mercado consumidor destes países.

Encontre mais questões

Voltar