Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MPE-RS) - História (2015) Questão 30

Considerando a administração judiciária no Império, assinale a alternativa correta.

  • A Marcada pelo anseio por romper com a estrutura administrativa herdada da monarquia portuguesa, a estrutura judiciária brasileira extinguiu os elementos institucionais cuja origem remontava à tradição jurídica do Antigo Regime.
  • B Prevista constitucionalmente, a promulgação do Código Civil Brasileiro em 1832 antecedeu a criação do código criminal, ocorrida apenas durante a República, e suplantou os padrões jurídicos das Ordenações Filipinas até então vigentes.
  • C As normas jurídicas do Império proibiam legalmente a atuação dos advogados em prol das demandas colocadas por escravos e libertos, uma vez que tanto um como o outro não eram contemplados com direitos políticos constitucionais até 1889.
  • D Elaborada em contexto de crise das instituições imperiais, a Reforma Judiciária de 1871 tinha por intenção ampliar os poderes jurídicos do Conselho de Estado e reforçar os campos de atuação das esferas judiciais locais, em detrimento das atribuições dos juízes de direito.
  • E A criação do Supremo Tribunal de Justiça, em 1828, foi acompanhada pela crítica social e política à magistratura, o que explica a instituição do Tribunal do Júri e dos Juízes de Paz como forma de limitação do poder dos magistrados de carreira.