Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC-PA) - Professor - Sociologia (2018) Questão 31

“Na visão de Max Weber, a função do sociólogo é compreender o sentido das chamadas ‘ações sociais’, e fazê-lo é encontrar os nexos causais que as determinam. Entende-se que ações imitativas, nas quais não se confere um sentido para o agir, não são ditas ações sociais. Mas o objeto da Sociologia é uma realidade infinita e, para analisá-la, é preciso construir tipos ideais, que não existem de fato, mas que norteiam a análise.” (Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/a-definicao-acao-social-max-weber.htm.)
Os tipos ideais servem como modelos e, a partir deles, podemos citar quatro ações fundamentais; assinale a correta.

  • A Ação social afetiva, na qual a ação é estritamente irracional. Toma-se um fim e este é, então, buscado a qualquer custo. Nesse caso, qualquer atitude é justificada.
  • B Ação social racional com relação a valores, em que a conduta é movida por sentimentos valorosos, tais como orgulho racial, vingança, loucura, paixão, inveja, medo etc.
  • C Ação social tradicional, que tem como uma das fontes motivadoras, ou seja, como impulso, os costumes ou hábitos arraigados, ou seja, ligados à cultura consuetudinária.
  • D Ação social racional com relação a fins, na qual é o fim que orienta a ação, e o valor econômico a ser desenvolvido, em detrimento de valores éticos, religiosos, políticos ou estéticos. Os fins justificariam os meios.

Encontre mais questões

Voltar