Questão 35 do Concurso Prefeitura Municipal de Palhoça - Nutricionista (2021)

A vigilância alimentar e nutricional é uma das ações da gestão dos cuidados na APS, especialmente para a organização da atenção nutricional no SUS. A análise da carga global de doença no Brasil mostra que a alimentação inadequada é considerada a principal causa de perda de anos de vida. Nesse sentido, algumas estratégias têm sido implementadas para a melhoria de carências nutricionais da população, redução de sobrepeso e obesidade, bem como, desnutrição proteico-calórica. Sobre essas estratégias, verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.

  • A A estratégia de fortificação da alimentação infantil com micronutrientes em pó (NutriSUS), realizado em creches do PSE (Programa Saúde na Escola), atende crianças de 6-48 meses de idade e encontra-se implementada em 1.040 municípios, 6.319 creches.
  • B O Programa Nacional de Suplementação de Ferro (PNSF) atende crianças de seis a 24 meses de idade, gestantes ao iniciarem o pré-natal até o terceiro mês pós-parto, e faz a suplementação de gestantes com ácido fólico.
  • C O Programa Crescer Saudável estabelece, no âmbito do PSE (Programa Saúde na Escola), um conjunto de medidas para a prevenção da desnutrição na primeira infância.
  • D O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A atende crianças de 6 a 59 meses de idade. A cobertura de suplementação em 2019 foi de 46,4%. Atualmente, o Programa está em 3.548 municípios e suplementa cerca de 5,8 milhões de crianças.