Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MPE-RS) - História (2015) Questão 32

Sobre a história do Brasil no século XIX, assinale a alternativa correta.

  • A A chamada Lei de Terras de 1850, elaborada no contexto da discussão a respeito de formas não escravistas de trabalho, previa juridicamente o monopólio do uso de terras por parte de indivíduos nascidos no Brasil ou descendentes de famílias portuguesas.
  • B A concessão da liberdade aos indivíduos escravizados após a Independência do Brasil foi uma garantia legal que dependia exclusivamente dos interesses dos senhores de escravos, a quem competia a oficialização das cartas de alforria.
  • C Evento importante no jogo diplomático na região do Prata, a Guerra do Paraguai foi desencadeada pelos interesses do imperialismo britânico diante da primazia política e do progressivo desenvolvimento econômico do Paraguai, liderado por Francisco Solano López, inimigo histórico da Inglaterra.
  • D A Lei Eusebio de Queiroz de 1850 proibiu o tráfico de africanos para o Brasil, ocasionando um incremento do comércio interprovincial de escravos e o aumento da população cativa no Nordeste brasileiro, principal região importadora da mão de obra escrava no Segundo Reinado.
  • E A formação de laços familiares entre os escravos nas regiões de plantation do sudeste foi um elemento fundamental para a manutenção de traços da cultura africana e para a formação de uma identidade nas senzalas antagônica à identidade senhorial.