Prefeitura Municipal de Santa Luzia - Professor - Geografia (2019) Questão 58

Leia o texto a seguir.

“A crise venezuelana não começou agora. A fome fez os venezuelanos perderem, em média, 11 quilos no ano passado. A violência esvazia as ruas das grandes cidades quando anoitece. E a situação provocou um êxodo em massa para países vizinhos. ”

Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-45909515>. Acesso em: 14 fev. 2019.

A respeito das causas que levaram à recente crise na Venezuela, é incorreto afirmar:

  • A A queda no preço do petróleo no mercado mundial, além de problemas na gestão e da corrupção na estatal que gere sua exploração no país, levaram a perdas bilionárias e à crise econômica, que só não chegou ao colapso total devido aos pesados investimentos nos setores agrícola e industrial.
  • B A Venezuela tem as maiores reservas de petróleo do mundo, porém, devido às medidas econômicas adotadas por sucessivos governantes venezuelanos, o país passou a depender substancialmente de importações.
  • C Em 2015, o chavismo perdeu o controle do Parlamento. Em reação, Nicolás Maduro – acusando reiteradamente a oposição de tentar tirá-lo do poder por meio de um golpe – convocou uma Assembleia Nacional Constituinte dizendo que ela iria renovar o Estado e redigir uma nova Constituição, o que levou a uma onda de protestos violentos no país.
  • D As tentativas sem sucesso de supervalorizar a moeda venezuelana e de cobrir o déficit nas contas públicas contribuíram para um cenário de hiperinflação, de modo que as pessoas passaram a ter de carregar pilhas de cédulas de bolívar ainda que para tomar um café, por exemplo.

Encontre mais questões

Voltar