Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Enfermeiro - Oncologia (2020) Questão 41

As reações emocionais e comportamentais despertadas em enfermeiros brasileiros em oncologia são semelhantes aos experenciados por pacientes e seus familiares, incluindo sentimentos de impotência, negação, raiva, culpa, pensamento mágico e sintomas depressivos. Para enfrentá-las os profissionais utilizam o coping,

  • A definido como um conjunto de esforços cognitivos e comportamentais aprendidos e desenvolvidos pelo indivíduo para o manejo de situações estressoras com o objetivo de controlar ou dominar a situação de ameaça e, assim, se adaptar ao meio e/ou à realidade.
  • B série de estratégias centradas na emoção, caracterizadas pela tentativa de controlar o estado emocional diante do estresse, sendo, usualmente, derivadas das reações de defesa psíquica, que tentam armar a pessoa para vencer o confronto com a realidade ameaçadora.
  • C que ajuda o indivíduo a reavaliar continuamente sua condição física e emocional em relação ao estado inicial de exposição ao estímulo estressor e a criar novos repertórios de estratégias, descartando as que considerou menos eficazes ou interrompendo o processo, no caso de sentir-se aliviado.
  • D que pode eleger estratégias de enfrentamento identificadas e analisadas como focadas na emoção (resolução e suporte social).
  • E que pode eleger estratégias de enfrentamento identificadas e analisadas como focadas no problema (autocontrole e fuga-evitamento).

Encontre mais questões

Voltar