Questão 24 do Concurso Prefeitura Municipal de Turvo - Odontólogo (2021)

A COVID-19 é uma doença causada pelo novo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, que apresenta um espectro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros graves. Em relação ao diagnostico laboratorial é correto afirmar, EXCETO:
  • A Em pacientes internados, a coleta de amostra para realização de RT-qPCR pode exceder os 14 dias do início dos sintomas, nesse caso a amostra preferencial é o aspirado de secreção traqueal ou lavado bronco alveolar.
  • B Segundo a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, a detecção do vírus por RT-qPCR (reação em cadeia da polimerase com transcrição reversa em tempo real) permanece sendo o teste laboratorial de escolha para o diagnóstico de pacientes sintomáticos na fase aguda (entre o 3º e 7º dia da doença).
  • C Em pacientes internados com suspeita clínica de infecção por SARS-CoV-2 que realizaram coleta por swab combinado com resultado não detectável, é indicado a realização de nova coleta (aspirado de nasofaringe ou traqueal) para análise molecular (RT- qPCR) após 48h da primeira coleta.
  • D Permite identificar a presença do vírus SARS-CoV-2 em amostras coletadas da nasofaringe até o 7º dia de início dos sintomas.
  • E Tem por objetivo diagnosticar casos graves internados e casos leves em unidades sentinela para monitoramento da epidemia.