Prefeitura Municipal de Lavras - Assistente Social (2012) Questão 5

    Eu tenho um filho de 1 ano e meio. Quando ele nasceu, minha mulher e eu ficamos acessando todo tipo de site médico associado a hospitais respeitados; queríamos nos tranquilizar sobre cada novidade. Esse tipo de recurso traz muito alívio. Mas a internet não dá refresco neste país, envia informação sem parar, 24 horas por dia. As histórias importantes são relativizadas, tudo se confunde. Eu não preciso saber que alguém levou um tiro num estacionamento no Arizona, mas eles vão me empurrar essa história e os psicólogos que aparecem e os comentários dos sociólogos e das testemunhas do crime – a coisa parece interminável, até o momento em que salta para o próximo assunto – alguém fabricou uma camiseta, no Texas, que virou um sucesso no mundo todo! E não acaba nunca. É a praga da popularidade. A internet substituiu a cultura popular pela cultura da popularidade. O principal critério de sucesso na internet é a popularidade. A cultura popular costumava atrair as pessoas para o que elas gostavam. A internet atrai as pessoas para o que os outros gostam. [...] É patético. E o que acontece com a reportagem sobre uma mulher negra idosa em Chicago, despejada no meio da noite? É claro que não vai ser popular nem sexy. Você vai ter que ler sobre a Britney Spears ou a Paris Hilton, e esse critério é devastador.
SIEGEL, Lee. Trecho de entrevista. Estado de S. Paulo, São Paulo, 2 mar. 2008. (Adaptado)


Numa leitura extensiva do texto, tendo como referência a frase abaixo, é CORRETO afirmar que:

“ a internet substituiu a cultura popular pela cultura da popularidade”.

  • A Trata-se de um mero jogo de palavras, sugerindo a substituição do saber clássico pelo que está na moda ou que é mais acessado.
  • B A divulgação ampla de informações, quer sejam coletivas ou pessoais, rompe os limites da privacidade e da individualidade.
  • C A noção de coletividade está sendo substituída pela ideia de um coletivo que acompanha informações nem sempre publicáveis.
  • D A internet é usada para autopromoção, para compartilhar informações fúteis e fatos sem valor histórico comprovado.

Encontre mais questões

Voltar