Questão 69 do Concurso Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) - Oficial do Quadro Complementar (2015)

O uso do posicionamento na terapêutica respiratória como recurso de reexpansão tem como base as propriedades fisiológicas da distribuição da ventilação e o efeito sobre o clearance mucociliar (efeito gravitacional). O paciente respirando espontaneamente sem suporte ventilatório com pressão positiva tem sua distribuição da ventilação alterada com variações do posicionamento. De acordo com o que foi descrito, analise as afirmativas abaixo e, em seguida, coloque entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa.


( ) O efeito gravitacional e a pressão hidrostática na região posicionada mais inferiormente contribuem para gerar uma pressão pleural mais próxima da pressão alveolar.


( ) Para uma região colapsada, posicioná-la mais superiormente, onde durante o repouso há uma pressão transpulmonar maior, não favorece a abertura das unidades alveolares.


( ) Os alvéolos que partem de um volume de repouso menor, como os alvéolos da região posicionada mais inferiormente, ou região dependente, possuem maior capacidade de variação de volume, uma vez que se encontram na porção mais inferior da curva de pressão/volume, e possuem uma constante de tempo mais longa.


A alternativa que apresenta a sequência correta é:

  • A F-V-V
  • B V -F-V
  • C V -V -V
  • D F-F-V
  • E F-F-F