Secretaria de Estado de Saúde - Distrito Federal (SES-DF) - Terapeuta Ocupacional (2020) Questão 119

Uma paciente de 29 anos de idade, solteira, que tem um filho, compareceu à unidade básica de saúde (UBS) para atendimento. Durante o acolhimento, relatou que tem ouvido vozes de comando para se matar e que se acha perseguida no local de trabalho. Procurou o serviço por causa de insônia e tristeza, vontade de chorar e isolamento com predomínio do quadro depressivo. Segundo a paciente, a família dela apresenta dinâmica insatisfatória para melhora do respectivo processo terapêutico, e ela não consegue ter relação harmônica com o filho. Não possui repertório de atividades de lazer. 


Considerando o caso exemplificativo e no que concerne à atuação da terapia ocupacional no contexto da saúde da família, julgue o item a seguir.


As práticas da terapia ocupacional no NASF priorizam ações preventivas, com vista à possibilidade de empoderamento ao se utilizar atividades significativas como recurso, o que denota um fazer contextualizado, a fim de alcançar a transformação de comportamentos e de cotidianos e melhorar a qualidade de vida dos indivíduos assistidos pela Estratégia de Saúde da Família (ESF).

  • Certo
  • Errado

Encontre mais questões

Voltar