Questão 44 do Concurso Prefeitura Municipal de Capim - Professor - Ciências (2020)

Um olho normal forma sobre a retina uma imagem de um objeto que se encontra no infinito quando o olho está relaxado. Sobre os defeitos da visão, indique qual forma de correção está correta:

  • A O globo ocular de um olho míope, é muito alongado em comparação ao raio de curvatura da córnea ou a córnea é curva demais. O olho míope forma a imagem antes da retina. O uso de lente divergente corrige esse problema.
  • B O globo ocular de um olho míope é muito alongado em comparação ao raio de curvatura da córnea, ou a córnea é curva demais. O olho míope forma a imagem antes da retina. O uso de lente de superfície cilíndrica corrige esse problema.
  • C É observado que a superfície da córnea não é esférica em um olho com astigmatismo, ela é acentuadamente mais curva em um plano que no outro. O uso de lente convergente corrige esse problema.
  • D O globo ocular é muito curto ou a córnea não é suficientemente curva, em um olho hipermétrope, assim os raios de um objeto situado no infinito são focalizados atrás da retina. O uso de lente com superfície cilíndrica corrige esse problema.
  • E O globo ocular é muito curto ou a córnea não é suficientemente curva, em um olho hipermétrope, assim os raios de um objeto situado no infinito são focalizados atrás da retina. O uso de lente divergente corrige esse problema.