Prefeitura Municipal de Santa Luzia - Professor - Artes (2019) Questão 42

“A arte não tem importância para o homem somente como instrumento para desenvolver sua criatividade, sua percepção etc., mas tem importância em si mesma, como assunto, como objeto de estudo.”

BARBOSA, Ana Mae. Teoria e prática da educação artística. São Paulo: Cultrix,1990/95. p. 113.

Considerando o significado que se dá à arte na Educação, Fusari e Ferraz, no livro Metodologia do ensino da arte (1993), corroboram com Barbosa (1990/95) sobre o sentido que se dá à arte e o que com que ela tenha um espaço inclusive na educação em geral e também na escola.

Para as autoras, essa importância primeiramente é devida à

  • A função indispensável que a arte ocupa na vida das pessoas e na sociedade desde os primórdios da civilização, o que a torna um dos fatores essenciais de humanização. É fundamental entender que a arte se constitui de modos específicos de manifestação da atividade criativa humana em interação com o mundo.
  • B função primordial que a arte tem em proporcionar ludicidade e entretenimento para a sociedade, o que a torna um dos fatores essenciais para a humanização da obra. É fundamental, porque ela nos ensina a reconhecer as obras importantes e marcantes da e na humanidade.
  • C função indispensável que o artista ocupa na sociedade desde os primórdios da história, o que torna a obra um objeto valorizado no mundo, na sociedade, na educação e na escola. É fundamental entender que a arte é respaldada pelo valor dos objetos e das obras artísticas expostas pelo mundo.
  • D função primordial que o artista tem em proporcionar à sociedade, desde os primórdios da civilização, obras originais e relevantes para a sociedade, o que a torna um dos fatores essenciais para vida e para os objetivos da escola. É fundamental, porque a arte se constitui como uma importante atividade humana.

Encontre mais questões

Voltar