Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Engenheiro de Segurança do Trabalho (2020) Questão 53

As altas temperaturas no ambiente de trabalho impactam negativamente o rendimento e a saúde dos trabalhadores, havendo, portanto, a necessidade de conhecer como se processa a interação térmica entre o organismo e o meio ambiente. Assim, pode-se afirmar a respeito que

  • A uma das formas de prevenir a sobrecarga fisiológica por calor do trabalhador é promover sua aclimatação, que consiste na adaptação rápida a uma sobrecarga térmica semelhante àquela que encontrará no ambiente de trabalho.
  • B em condições ideais, a livre movimentação do ar fresco e seco sobre a superfície da pele maximiza a eliminação de calor por condução e radiação que, eventualmente, pode contar com o reforço da sudorese no processo de troca térmica.
  • C o Índice de Bulbo Úmido – Termômetro de Globo (IBUTG) é um índice utilizado para a avaliação da exposição ocupacional ao calor que leva em consideração a temperatura do ar, o calor radiante, a velocidade do ar e a umidade relativa do ar.
  • D aumentos prolongados na temperatura do núcleo do corpo e exposições moderadas a algum tipo de sobrecarga térmica, mesmo que não sejam severas, estão associados a doenças como distúrbios do sono, aumento da frequência cardíaca e implicam, para temperatura do núcleo do corpo superiores a 38,5 ºC, risco de aborto.
  • E em situações complexas, com diferentes fontes de calor, pode-se promover uma avaliação simplificada com auxílio do IBUTG, que consegue resgatar a influência do aquecimento provocado por fontes de microondas ou de rádiofrequência na carga térmica do ambiente de trabalho.

Encontre mais questões

Voltar