Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Acre (IAPEN) - Nutricionista (IBADE - 2020) Questão 40

A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) reeditado em 2011 é uma política setorial da área da saúde que colabora para a Segurança Alimentar e Nutricional. A PNAN tem como pressupostos os direitos à saúde e a alimentação e é orientada pelos princípios doutrinários e organizativos do SUS (Sistema Único de Saúde). Assinale a opção correta a respeito das diretrizes da PNAN:

  • A o Controle e a Regulação dos Alimentos considera a articulação e a cooperação entre o SUS e o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN).
  • B a Gestão das Ações de Alimentação e Nutrição custeia o planejamento da atenção nutricional e das ações relacionadas a saúde e da alimentação adequada e saudável, da qualidade e da regulação dos alimentos, nas esferas de gestão do SUS.
  • C a pesquisa, Inovação e Conhecimento em Alimentação e Nutrição está atrelada a formação dos trabalhadores do setor de saúde que atuam na agenda de alimentação e nutrição no SUS.
  • D a Qualificação da Força de Trabalho proporciona a geração de evidencias e instrumentos essenciais para a implementação da PNAN.
  • E a Vigilância Alimentar e Nutricional contribui com o controle e participação social e o diagnóstico da segurança alimentar.

Encontre mais questões

Voltar