Questão 69 do Concurso Instituto de Previdência Social dos Servidores de Barueri - São Paulo (IPRESB - SP) - Analista Previdenciário (2017)

A empresa ABC possui um sistema de emissão automática de contrato de compra e venda que permite a alteração do número de parcelas e do valor de cada uma delas. O contrato de número 12577, que deveria ser emitido em 10 parcelas de R$ 15.000,00, acabou sendo emitido em 10 parcelas de R$ 150.000,00. Sem a devida conferência dos seus valores, foi assinado pelos procuradores da empresa ABC e entregue ao cliente comprador. Ao verificar o ocorrido, o comprador recebeu a mercadoria e não aceitou assinar o contrato emitido, uma vez que ele apresentava um erro. Assim, a mercadoria foi entregue sem um contrato válido. Assinale a alternativa na qual retrata um risco a que está exposta a empresa ABC.

  • A Ao risco de crédito, pois a empresa compradora não terá recursos, nos devidos vencimentos, para pagar os valores registrados a menor.
  • B Risco de mercado, pois mesmo que a empresa compradora possa fazer frente aos pagamentos, ela não está preparada para administrar as flutuações da moeda atreladas aos vencimentos.
  • C Ao risco operacional, pois a confecção sem a devida conferência do contrato faz com que esteja sujeito ao erro do processo.
  • D Ao risco de reputação, pois ao assinar contratos errados, ela está sujeita à Lei de Combate à Corrupção.
  • E Ao risco de transferência, pois a exposição apresentada apresenta um impacto considerado alto na economia e no cálculo do risco país.