Ministério Público do Estado do Pará (MPE-PA) - Arquiteto (2019) Questão 38

A arquitetura sustentável surgiu no final da década de 60 com a crítica feita pela contracultura ao dogma modernista de que a tecnologia poderia solucionar qualquer problema. Com a crise do petróleo em 1973, vinculou-se à consciência da finitude dos recursos naturais e depois passou a englobar várias narrativas, com destaque para a ameaça do aquecimento global. A resposta a essas questões preocupantes foi a arquitetura verde, que incorporava pelo menos três estratégias principais: a primeira trata-se da redução de consumo de energia, que, em climas mais frios, significa essencialmente usar aquecimento solar passivo e conservar o calor pelo aperfeiçoamento da insolação e do uso de trocadores de calor; em climas mais quentes, as medidas principais são a expulsão do calor e o uso de ventilação passiva, a fim de diminuir a dependência de ar-condicionado; a segunda se refere à adoção de painéis fotovoltaicos, turbinas eólicas e outras formas de gerar energia elétrica sem emissão de carbono. Considerando os preceitos da arquitetura sustentável, assinale a alternativa que representa corretamente uma terceira estratégia de sustentabilidade.
  • A Usar materiais naturais, substituíveis ou recicláveis, além da atenção à energia incorporada dos edifícios, bem como sua extração, transporte, produção e eventual descarte ou reúso.
  • B Não promover campanhas de conscientização para a adoção de sistemas de reaproveitamento das águas para reúso, pois são extremamente caras aos governos municipais, implicando em gastos desnecessários de verbas públicas.
  • C Criar teses contrárias à implantação de sistemas de reaproveitamento das águas para reúso, pois os sistemas convencionais antigos são mais econômicos, mesmo quando as águas que podem ser reaproveitadas são descartadas.
  • D Criar campanhas que incentivem o uso tradicional de sistemas elétricos nas edificações, onde energia elétrica é fornecida através das concessionárias, uma vez que a implantação de sistemas de captação de energia solar para gerar energia elétrica implica em grandes valores de investimento.

Encontre mais questões

Voltar