Universidade Federal do Ceará (UFC) - Psicólogo Saúde Pública e Saúde Mental (2019) Questão 48

Sobre as últimas diretrizes da assistência Hospitalar Especializada em Psiquiatria no SUS é correto afirmar que:

  • A O Ministério da Saúde manteve as diretrizes e normas previstas para os Hospitais Psiquiátricos Especializados de 2017. No entanto, a partir da nova normativa, o Hospital Psiquiátrico passou a ser incluído na RAPS e não mais se incentiva o seu fechamento.
  • B O Ministério da Saúde modificou as diretrizes e normas previstas para os Hospitais Psiquiátricos Especializados de 2017. Com isso, acelera o fechamento dos hospitais prevendo a transferência dos pacientes para os Hospitais-dia e as comunidades terapêuticas.
  • C O Ministério da Saúde manteve as diretrizes e normas previstas para os Hospitais Psiquiátricos Especializados de 2017. Com isso mantém as diretrizes da Reforma Psiquiátrica e não faz mais repasses para os hospitais psiquiátricos, incentivando assim sua substituição por comunidades terapêuticas e CAPS.
  • D O Ministério da Saúde manteve as diretrizes e normas previstas para os Hospitais Psiquiátricos Especializados de 2017. Por esse motivo, os hospitais psiquiátricos deixam de integrar a RAPS e seu fechamento total no âmbito público tem previsão para 10 anos, com seus atendimentos sendo absorvidos pela Rede de Saúde Mental.
  • E O Ministério da Saúde modificou as diretrizes e normas previstas para os Hospitais Psiquiátricos Especializados de 2017. Os hospitais psiquiátricos não mais integram a Rede de apoio e atenção à saúde mental, sua manutenção passa a ser de responsabilidade privada ou de recursos oriundos de institutos; os pacientes atendidos e que não mais têm acolhimento nesses hospitais devem ser direcionados aos ambulatórios e leitos psiquiátricos nos hospitais gerais.