Defensoria Pública da União (DPU) - Sociólogo (2010) Questão 70

O Programa de Eficiência do Gasto (PEG), coordenado pela Secretaria de Orçamento Federal (SOF) do MPOG, visa melhorar a qualidade do gasto público por meio da eliminação do desperdício e da melhoria contínua dos processos. Isso deu origem à identificação e à divulgação das chamadas boas práticas. Essas boas práticas incluem

  • A a substituição das ilhas de impressão por outros equipamentos, mais dispersos, de menor porte e mais acessíveis, agilizando o atendimento e reduzindo os custos.
  • B a central de compras, que viabiliza a realização de aquisições de um mesmo bem por meio de cada um dos órgãos e entidades da administração, dando-lhe mais autonomia.
  • C o pregão eletrônico, que amplia as possibilidades de participação dos interessados em uma licitação e aumenta a transparência do processo. As propostas de preços antecedem a habilitação, reduzindo-se o tempo do processo licitatório.
  • D a utilização do serviço de motobóis para envio de pequenas encomendas entre localidades próximas com maior rapidez e segurança, disponibilizando mais automóveis para o transporte de pessoas.
  • E a transferência de responsabilidade para os servidores nas viagens, eliminando esperas inúteis, dispensando autorização para as mudanças de prazos e percursos.

Encontre mais questões

Voltar