Questão 22 do Concurso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IF-RR) - Técnico - Assuntos Educacionais - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (2015)

A accountability, palavra sem tradução literal para o português, é um termo datado dos anos de 1980/90, que influenciou mundialmente diversos setores (economia, política, educação, ciência, arte, instâncias governamentais e não governamentais). Accountability é traduzido geralmente por responsabilização ou prestação de contas. Na verdade, apresenta em sua origem essas duas dimensões. ―Verdug (2008) afirma que o conceito de accountability ultrapassa a mera perspectiva de gerenciamento financeiro, tangendo também o gerenciamento político, localizando a responsabilização como um dos propósitos das avaliações, ao lado de melhoria, conhecimento básico e suporte estratégico. É inerente à avaliação a possibilidade de ser instrumento de melhoria, conhecimento e accountability, conceito que define como o "propósito de fazer avaliação para prover informação relacionada ao objetivo de saber se os administradores têm exercido os poderes, que lhes foram delegados, e cumprido seus deveres adequadamente". (VERDUG, 2008, p. 291, tradução da autora). Acerca da temática é possível afirmar que:

  • A os autores Brooke e Piaget comungam da mesma concepção sobre a política de accountability.
  • B não há diversas concepções sobre o conceito de accountability, somente a de Verdug (2008), pois o termo accountability não é tratado como um conceito polissêmico.
  • C em concordância com Verdugo (2008), accountability é um termo que apresenta dimensões, é traduzido geralmente por responsabilização ou prestação de contas. Nessa perspectiva as avaliações têm como um dos propósitos a responsabilização.
  • D nos Estados Unidos, a Lei de 1994 exigia das escolas o ―progresso anual dos estudantes em direção a um padrão de proficiência educacional determinado pelo Estado‖ (PETERSON, WEST, 2003 apud BROOKE, 2012, p. 164). No Brasil, não há sistema de avaliação na educação básica, porque há garantia da equidade de oportunidades educacionais.
  • E segundo Brooke (2005), "os programas de accountability podem tomar várias formas, mas compartilham uma característica comum: aumentar as consciências reais pelos resultados. Um programa de accountability requer, para funcionar, o desejo das autoridades de fazer públicas as diferenças no nível de desempenho das instituições". As provas, indicadores e critérios de avaliação não fazem parte desse processo.