Questão 22 do Concurso Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Farmacêutico (2020)

Leia com atenção a reportagem abaixo para responder à questão.

Hospitalização de adolescentes por transtornos mentais aumenta e preocupa pediatras.

    As internações hospitalares de adolescentes com idade de 10 a 14 anos motivadas por doenças mentais e comportamentais aumentaram 107% nos últimos dez anos no Sistema Único de Saúde (SUS), registrando quase 25 mil casos no período. Na faixa etária de 15 a 19 anos, foram mais de 130 mil internações em uma década.
    Segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), elaborado com base em dados do Ministério da Saúde, o aumento das hospitalizações ± muitas delas motivadas por quadros graves de transtorno de humor, estresse e outras doenças ± pode estar relacionado a um aumento da incidência da chamada doença do século XXI: a depressão. No entanto, os pediatras não descartam a possibilidade também de maior procura pela assistência ou aperfeiçoamento das notificações.
Fonte: http://www.saudebrasilnet.com.br/noticias/hospitalizacao-deadolescentes-por-transtornos-mentais-aumenta-e-preocupa-pediatras


Sobre a interpretação do texto, assinale a alternativa incorreta.
  • A De acordo com o texto, abre-se um novo campo de pesquisa para os pediatras que precisam fazer uma nova formação para compreender esse novo fenômeno.
  • B Segundo o levantamento apontado, transtorno de humor e estresse são alguns dos motivos das hospitalizações de adolescentes.
  • C Uma hipótese para o aumento do número de hospitalizações de adolescentes por transtornos mentais pode ser a chamada doença do século XXI: a depressão.
  • D Com base em dados do Ministério da Saúde, na faixa etária de 15 a 19 anos, foram mais de 130 mil internações em uma década.
  • E A pesquisa abrangeu adolescentes da faixa etária de 10 a 19 anos.