Questão 71 do Concurso Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Jornalista (2020)

Considere a seguinte hipótese: Uma notícia negativa sobre a instituição foi veiculada pela mídia, criando um clima de insatisfação entre os stakeholders e os clientes. Analisando a situação, a Diretoria reconhece que houve um erro e cria um gabinete de crise para impedir que o prejuízo ao conceito da instituição seja ampliado.
Conforme orientação dos especialistas em media training, o responsável pelo contato com a imprensa deverá

  • A aguardar antes de tomar alguma providência para conhecer os argumentos e poder rebatê-los
  • B reconhecer o erro e realizar ações para demonstrar o desejo de esclarecer e corrigir o problema.
  • C publicar comunicado pago para evitar que os jornalistas o procurem para esclarecimentos.
  • D preferir as informações orais, sem gravação, para que possa corrigir o que for publicado negativamente.
  • E evitar atender os jornalistas individualmente. Deve organizar coletivas para ler comunicado oficial.