Prefeitura Municipal de Cananéia - Professor - Educação em Creche (2020) Questão 10

Leia o texto para responder à questão.


Esforço integral


Há consenso de que manter alunos por mais horas no colégio traz ganhos positivos. O tempo extra pode ser empregado para projetos interdisciplinares, aulas de reforço ou atendimento individual daqueles estudantes que se atrasam.

O Plano Nacional de Educação prevê que pelo menos 25% dos estudantes tenham carga de sete horas diárias até 2024. No estado mais desenvolvido da Federação, a proporção se encontra em 6%.

Preocupante é o efeito multiplicador da desigualdade em alguns locais. Se a introdução do sistema implica acabar com o período noturno, estudantes que precisam trabalhar se veem forçados a procurar outro estabelecimento, que pode ficar longe da moradia ou do emprego, favorecendo a evasão.

Há que aprender com os percalços da experiência e, em particular, atentar para a implementação da medida onde ela foi bem-sucedida. Este seria o caso da rede estadual de ensino médio de Pernambuco, que alcançou a terceira posição no ranking de desempenho de alunos em provas padronizadas.

O estado conta com 57% de matrículas em escolas de período integral no ensino médio. A introdução em larga escala, segundo a Secretaria de Educação, mostrou-se decisiva para evitar o surgimento de ilhas de excelência e privilégio.

A adoção se fez de maneira paulatina, começando pela primeira série de uma nova turma. Isso evitou que estudantes empregados da segunda e da terceira série precisassem buscar outra escola.

Cabe ao governo paulista corrigir o rumo do período integral. A resistência não se afigura insuperável, e o benefício esperado justifica o esforço adicional para prosseguir na direção correta.

(Editorial. Folha de S.Paulo, 31.10.2016. Adaptado)



Na informação veiculada no quarto parágrafo – Este seria o caso da rede estadual de ensino médio de Pernambuco… –, o emprego da forma verbal destacada denota

  • A polidez do autor, pois parece haver a intenção de não apresentar o sistema de ensino de Pernambuco como melhor que outros.
  • B incerteza do autor, uma vez que a mudança na rede estadual pernambucana é recente e os dados podem ser imprecisos.
  • C exemplificação do autor, já que há dados comprovadores do avanço da rede de ensino médio pernambucana.
  • D eventual dúvida do autor, porque os dados apresentados da implementação são incompatíveis com os da avaliação dos alunos.
  • E argumentação falaciosa do autor, mesmo não tendo dúvidas em relação aos resultados obtidos pelo sistema de ensino pernambucano.

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