Questão 50 do Concurso Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) - Primeiro Tenente (2015)

No Brasil, a doença valvar representa uma significativa parcela das internações por doença cardiovascular. Diferentemente de países mais desenvolvidos, a FR (febre reumática) é a principal etiologia das valvopatias no território brasileiro, responsável por até 70% dos casos. Sobre as valvulopatias, assinale a alternativa que apresenta uma informação incorreta.

  • A Na avaliação diagnóstica da Estenose Mitral (EM), o ECG poderá mostrar sobrecarga atrial esquerda nos casos com lesão moderada a importante.
  • B O cateterismo cardíaco, com ou sem estresse, é necessário quando há discrepância entre a clínica e os achados não invasivos no Prolapso da Válvula Mitral (PVM).
  • C A ventriculografia na EM é recomendada para os casos de dupla lesão mitral que apresentem dificuldades na determinação clínicoecocardiográfica do grau de regurgitação valvar
  • D O diagnóstico definido para Prolapso da Válvula Mitral (PVM) leva em consideração a evidência do deslocamento ≥ 4mm acima do ânulo mitral das cúspides da valva para dentro do átrio esquerdo em observação no plano paraesternal de câmaras esquerdas e em outros planos.