Questão 46 do Concurso Prefeitura Municipal de Salesópolis - Enfermeiro (40hrs) (2021)

De acordo com o Manual de Recomendação para o Controle da Tuberculose no Brasil, do Ministério da Saúde, considere a alternativa INCORRETA:

  • A Para o sucesso do tratamento da tuberculose, é fundamental que o profissional de saúde acolha o usuário no serviço de saúde, desde o diagnóstico até a alta. A abordagem humanizada e o estabelecimento de vínculo entre profissional de saúde e usuário, com escuta de saberes, dúvidas, angústias e a identificação de vulnerabilidades, auxiliam tanto no diagnóstico como na adesão ao tratamento.
  • B Os medicamentos antiTB, em geral, interferem no sistema enzimático do bacilo ou bloqueiam a síntese de algum metabólito essencial para o seu crescimento. Os fármacos só atuam quando há atividade metabólica, ou seja, bacilos em estado de latência não são atingidos pelos medicamentos, mas são destruídos pelo sistema imunológico.
  • C Na lesão pulmonar cavitária, não existe condições ideais para a atividade metabólica e para o crescimento bacilar rápido, pois o bacilo é dependente de oxigênio para o seu metabolismo e tem seu comportamento modulado pela concentração do gás no ambiente em que ele se encontra, processo dificultado pela caseação.
  • D O esquema de tratamento da tuberculose é padronizado, deve ser realizado de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde e compreende duas fases: a intensiva (ou de ataque), e a de manutenção.