(2015) Questão 9

TEXTO 2

                                                   XX

                                        Os Homens

                                         nesta manhã de sangrenta primavera

                                         parecem não mais saber

                                         o que nunca souberam,

                                         que a Vida é para sempre

                                         sã ou demente

                                          tão de repente

                                          tão de repente! 


                        (VIEIRA, Delermando.  Os tambores da tempestade. Goiânia: Poligráfica, 2010. p. 108.)



O Texto 2 faz menção a uma “manhã de sangrenta primavera”. Uma das manhãs mais sangrentas da história ocorreu em 6 de junho de 1944, com o desembarque das tropas aliadas na região da Normandia, operação que, em código militar, fora chamada Dia D. Esse acontecimento faz parte da luta contra os países do Eixo durante a II Guerra Mundial. Assinale a alternativa correta acerca dos grupos que se enfrentavam naquele momento:

  • A De um lado estavam os países democráticos e capitalistas, liderados pela Inglaterra, e do outro estavam os regimes autoritários e socialistas, liderados pela União Soviética.
  • B A II Guerra Mundial levou à oposição radical de alguns dos países do Terceiro Mundo, liderados pela Alemanha, contra suas ex-metrópoles, a exemplo da Inglaterra e da França.
  • C Os países do Eixo reuniram três regimes autoritários – o da Itália, o da Alemanha e o do Japão – e enfrentaram países com sistemas políticos e econômicos distintos, a exemplo dos Estados Unidos da América e da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
  • D A II Guerra Mundial foi marcada pelo conflito dos nazistas contra os judeus do Estado de Israel, colocando em confronto aqueles que apoiavam esse país judaico e os que apoiavam os palestinos.

Encontre mais questões

Voltar