Questão 63 do Concurso Ministério da Educação e Cultura (MEC) - Analista de Segurança (2015)

A equipe de analistas apresentou um plano de segurança da informação a um dos mais tradicionais e capilarizados ministérios do Brasil, desenvolvido após um extenso trabalho de pesquisa, ao longo de alguns meses. O documento, que aborda um grande número de tópicos sobre segurança da informação no ministério, contém análises, diagnósticos, problemas, soluções possíveis e propostas, organizados na forma de capítulos. Alguns dos capítulos são listados a seguir.

-Conceitos de segurança da informação
-Proposta de política de segurança
-Classificação de informações
-Auditoria e conformidade
-Controle de acessos físicos e lógicos
-Indicadores e métricas
-Gestão de vulnerabilidades
-Gestão de riscos
-Criptografia
-Gestão de continuidade de negócio
-Terceirização de atividades ligadas à segurança da informação
-Segurança em bancos de dados
-Segurança no desenvolvimento de aplicações web
-Segurança em redes de computadores
-Resposta a incidentes computacionais em redes

O plano também contém um capítulo de revisão de normas brasileiras de segurança da informação, da série NBR da ABNT, tais como NBR 27001, NBR 27002 e NBR 27005.

Após a apresentação do plano de segurança à administração superior do ministério, aos assessores e aos convidados por meio de chamada pública, vários debates foram realizados, e foi variado o grau de conhecimento sobre os conceitos e as características do plano, de sua elaboração e do projeto de implantação.

Tendo como referência a situação hipotética apresentada, julgue o item a seguir, acerca de conceitos de segurança da informação possivelmente articulados no plano.


Os procedimentos de classificação da informação quanto ao sigilo não podem ser concluídos sem que sejam investigados os riscos à perda de confidencialidade, integridade e disponibilidade da informação.
  • Certo
  • Errado