Ministério Público da União (MPU) - Analista - Geografia (2013) Questão 43

Por meio das conferências de Yalta e Potsdam, em 1945, não foi possível prever a divisão da Europa em blocos geopolíticos antagônicos. Ao contrário de uma lenda formada logo após a reunião de Lalta, Franklin Roosevelt não chancelou a instalação de ditaduras comunistas no Leste Europeu. Durante três décadas, o estatuto de facto dos países do bloco soviético não foi reconhecido pelas potências ocidentais, que o condenavam como o fruto de atos de força patrocinados por Moscou.

Demétrio Magnoli e Elaine Senise Barbosa. O leviatã desafiado. Rio de Janeiro: editora Record, 2013, p. 291 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue o item a seguir.

Na conferência de Yalta, houve a anexação dos Estados Bálticos e do Leste Europeu à União Soviética, o que praticamente restaurou a extensão do antigo império russo; na conferência de Potsdam houve a divisão da Alemanha em quatro zonas: três ocidentais capitalistas e uma zona oriental socialista.

  • Certo
  • Errado

Encontre mais questões

Voltar