Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) - Fisioterapeuta (2015) Questão 59

A amputação do membro inferior é muito mais prevalente que a perda do membro superior. As principais causas de amputação são: doença vascular periférica, trauma, malignidade e deficiência congênita. O fisioterapeuta participa do tratamento de pacientes amputados em diversos estágios fundamentais: pré-operatório, pós-operatório / pré- protético, prescrição da prótese, avaliação protética e treino com a prótese. Com relação ao treino do paciente com a prótese, informe se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Colocação: a correta aplicação da prótese e a inspeção frequente do membro amputado são muito importantes, principalmente para iniciantes e pessoas com má circulação.

( ) Equilíbrio e coordenação: os exercícios de todos os pacientes portadores de amputação de membro inferior são semelhantes, embora se possa prever que o usuário de prótese de desarticulação de quadril ou transfemoral tenha mais dificuldade para controlar o joelho mecânico se comparado com a pessoa que precisa apenas lidar com seus dois joelhos anatômicos.

( ) Treino de marcha: a marcha é a progressão natural depois dos exercícios de equilíbrio dinâmico, já que o paciente dá passos sucessivos. Alguns pacientes respondem bem ao ver-se em um videoteipe. As gravações também são um importante registro do desempenho e da evolução.

( ) Atividades funcionais: o usuário de prótese que está aprendendo a andar, também deve ganhar experiência na execução de uma ampla variedade de habilidades de mobilidade funcional. 

  • A V -V -V -V
  • B V - V - F - F
  • C V - V - V - F
  • D F - F - V - V

Encontre mais questões

Voltar