Questão 65 do Concurso Instituto de Previdência dos Funcionários Públicos do Município de Paulínia - São Paulo (PauliPrev - SP) - Enfermeiro (2018)

E. O., 27 anos, com diagnóstico de infecção urinária de repetição, recebeu prescrição médica de antibióticos não disponíveis na farmácia da unidade de saúde. Não tendo recursos financeiros para compra-los, não cumpriu a prescrição, agravando seu estado de saúde. De acordo com a Política Nacional de Humanização, situações como essa não deveriam ocorrer, tendo como orientação:

  • A identificação dos pacientes que necessitam tratamento imediato, considerando o potencial de risco, agravo à saúde ou grau de sofrimento e providencia de forma ágil o atendimento adequado a cada caso.
  • B ampliação do diálogo entre profissionais e população, entre profissionais e administração, promovendo a gestão participativa.
  • C reconhecimento do paciente como sujeito autônomo, co-responsável pelo processo de produção de sua saúde, capaz de buscar os meios necessários para tal.
  • D ampliação dos recursos de intervenção sobre o processo saúde-doença, considerando sujeito e a doença, a família e o contexto.
  • E definição de protocolos clínicos, garantindo a eliminação de intervenções desnecessárias e respeitando a individualidade do sujeito.