Secretaria de Estado de Saúde - Distrito Federal (SES-DF) - Enfermeiro (2020) Questão 27

Avançada para a sua época, mas, ao mesmo tempo, conservadora, Florence Nightingale popularizou o exercício da enfermagem, permitindo o estabelecimento de uma nova profissão para a mulher. Mulher bem formada e culta, recorreu aos seus conhecimentos e estatuto social para influenciar a política de saúde e educação na sua época. Prestou cuidados de enfermagem aos doentes durante a Guerra da Crimeia (1854-1856), afirmando a profissão de enfermagem e dando início à sua caminhada para o estatuto de ícone e lenda.

LOPES, L. M. M.; Santos, S. M. P. dos. Florence Nightingale — Apontamentos sobre a fundadora da Enfermagem Moderna. Revista de Enfermagem Referência. III Série. n. 2. Dez. 2010, com adaptações.

 Acerca de Florence Nightingale, a fundadora da enfermagem moderna, julgue os itens a seguir.


Nightingale revelou-se uma mulher com grande capacidade de trabalho, de gestão e de liderança e é dessa experiência, em uma cultura hostilizante e em meio à guerra, que ela extraiu o conhecimento prático que lhe permitiu criar as bases para a reforma da saúde hospitalar da segunda metade do século 20, incluindo a reorganização dos serviços de enfermagem.

  • Certo
  • Errado

Encontre mais questões

Voltar