Questão 40 do Concurso Instituto de Previdência dos Municipiários de Ribeirão Preto - São Paulo (IPM) - Arquivista (2018)

Em relação ao diagnóstico e à avaliação documental, assinale a afirmativa correta.

  • A A tabela de temporalidade e destinação é o instrumento de gestão que tem a finalidade de indicar a transferência dos documentos arquivísticos produzidos e recebidos, como ocorre no âmbito de um setor de protocolo.
  • B A avaliação documental é o processo de análise de documentos de arquivo, desenvolvido por comissão competente, que estabelece os prazos de guarda e a destinação final de acordo com os valores que lhes são atribuídos.
  • C Os documentos arquivísticos de guarda permanente são aqueles que possuem valores probatórios para a composição da memória institucional, como os folders de divulgação de fornecedores e as duplicatas de originais.
  • D Diagnóstico é o conjunto de procedimentos desenvolvidos por uma instituição que visa à identificação documental e à elaboração de instrumentos de pesquisa para distribuir em classes os documentos de um arquivo
  • E A destinação final dos documentos arquivísticos se resume, em termos gerais, a duas possibilidades, isto é, eliminação ou recolhimento para a guarda temporária no arquivo intermediário.