Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) - Médico intensivista (2019) Questão 39

O propofol é um agente usado em casos de TCE grave e estado de mal epiléptico, pois reduz a pressão intracraniana, o fluxo sanguíneo encefálico e o consumo metabólico de oxigênio cerebral, com atividade protetora do sistema nervoso central. Possui ainda efeito anticonvulsivante (há controvérsias quanto a isso). Embora seja bem indicado nessas situações, está relacionado ao risco de desenvolvimento de síndrome da infusão do propofol, uma grave entidade clínica. A respeito dessa entidade clínica, assinale a alternativa correta.

  • A A síndrome da infusão do propofol não está relacionada ao tempo e à dose utilizados da medicação.
  • B As alterações clínicas e laboratoriais da síndrome da infusão do propofol incluem falência cardíaca, disritmias cardíacas, alcalose metabólica, hipertrigliceridemia, rabdomiólise e insuficiência renal.
  • C Embora pareça ser mais relatada em adultos, pode acometer adultos e crianças.
  • D O tratamento é realizado com a suspensão imediata da medicação, medidas de suporte e diálise, podendo chegar a 100% de mortalidade quando a diálise não é empregada.
  • E As doses citadas na literatura como desencadeadoras da SIP são maiores que 5 mg.kg–1.h–1 por período superior a 72 horas.

Encontre mais questões

Voltar