Questão 64 do Concurso Instituto de Previdência Social dos Servidores de Barueri - São Paulo (IPRESB - SP) - Analista Previdenciário (2017)

Precedida por quatro Códigos de Ética Profissional, o Assistente Social tem na normativa vigente, datada de 1993, os fundamentos do projeto ético-político da profissão. A normativa atual faz a defesa da equidade, da justiça social e dos direitos humanos, repudia os preconceitos de qualquer espécie, sendo portador de princípios, fundamentos e valores como a liberdade, a autonomia e a emancipação dos sujeitos. De acordo com o Código de Ética Profissional, é dever do Assistente Social

  • A participar na elaboração e no gerenciamento das políticas sociais, e na formulação e implementação de programas sociais.
  • B abster-se, no exercício da Profissão, de práticas que caracterizem a censura, o cerceamento da liberdade, o policiamento dos comportamentos, denunciando sua ocorrência aos órgãos competentes.
  • C negar-se, no exercício da Profissão, a prestar serviços profissionais incompatíveis com suas atribuições, seus cargos ou suas funções.
  • D garantir a inviolabilidade do local de trabalho e dos respectivos arquivos e documentação, garantindo o sigilo profissional.
  • E acessar informações institucionais que se relacionem aos programas e às políticas sociais, e sejam necessárias ao pleno exercício das atribuições profissionais.