Petróleo Brasileiro S.A (Petrobras) - Engenheiro Agrícola (2010) Questão 24

Nas técnicas convencionais de plantio, várias das práticas de campo têm sido dimensionadas para as condições médias ou extremas, como a adubação, a aplicação de defensivos e a semeadura. Nessas práticas, não são considerados os níveis de fertilidade locais do solo nem os níveis de infestação de pragas e doenças. Para contornar esses problemas, tem sido disseminada, nos últimos anos, a agricultura de precisão, que visa a aplicar os insumos adequados às necessidades de cada local. Sobre a agricultura convencional, analise as afirmações abaixo.

I - Quando se adotam quantidades de insumos relativos às necessidades médias, vários dos pontos da área de plantio recebem insumos inferiores aos necessários ou superiores, tornando as respostas da cultura desuniformes ao longo da área de cultivo.

II - Quando se aplicam quantidades com base nas necessidades máximas dentro da área, os custos são mais elevados pelo excesso aplicado, sem resposta adequada da cultura, em vários pontos da área de cultivo.

III - A operação de colheita não apresenta diferença em relação à adoção da agricultura de precisão, a não ser na coleta de informações sobre a produtividade de cada local.

IV - A única desvantagem em relação à agricultura de precisão ocorre na operação de colheita.

São corretas APENAS as afirmações

  • A I e II.
  • B I e IV.
  • C III e IV.
  • D I, II e III.
  • E II, III e IV.

Encontre mais questões

Voltar