Questão 41 do Concurso Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Enfermeiro - Hemodinâmica (2020)

O setor de hemodinâmica representa uma exposição a alta taxa de doses de radiação aos profissionais, envolvendo principalmente médicos e enfermeiros.
De acordo com as normas de Biossegurança, é correto afirmar:

  • A o avental de chumbo tem por objetivo avaliar a quantidade de radiação depositada na matéria, importante à proteção radiológica.
  • B dentre as unidades e medidas da radiação, a dose absorvida representa a quantidade de energia transferida à matéria pela radiação ionizante por unidade de massa, cuja unidade de medida é o Ions.
  • C a norma 3.01 da Comissão Nacional de Energia Nuclear preconiza que o nível de monitoração individual do profissional exposto, em termos de dose efetiva, deve ser de 1 mSv ao mês; caso essa dose seja inferior, deve haver investigação para uma avaliação precisa.
  • D além da avaliação da proteção radiológica, é igualmente importante que seja realizado o teste de radiação de fuga e o levantamento radiométrico que correspondem a procedimentos relativos à verificação do ambiente que utiliza radiação ionizante.
  • E deve-se manter a porta da sala de intervenção hemodinâmica aberta durante todo o procedimento para evitar o acúmulo de radiação no ambiente, sobrecarregando, dessa forma, os profissionais que estão prestando assistência ao paciente.