Secretaria da Educação do Estado de São Paulo - Supervisor de Ensino (2019) Questão 34

Flávio, Supervisor de Ensino, ciente de que o exercício profissional de seu cargo envolve assessorar o trabalho pedagógico na Diretoria de Ensino e nas escolas para assegurar a aprendizagem a todos os estudantes, colaborou com os diretores e coordenadores das escolas de seu setor na organização de um seminário sobre as teorias psicogenéticas desenvolvidas por Piaget, Vygotsky e Wallon, com apoio na obra de La Taille, Oliveira e Dantas (1992). Como primeiro tema a ser abordado foi eleito “O Lugar da Interação Social na Concepção de Jean Piaget”, uma vez que Piaget costuma ser criticado por “desprezar” o papel dos fatores sociais no desenvolvimento humano. Entretanto, como analisa La Taille, na obra escolhida, nada seria mais injusto do que acreditar que tal desprezo realmente existiu. O máximo que se pode dizer é que, de fato, Piaget não se deteve longamente sobre a questão, contentando-se em

  • A destacar que o conhecimento real e concreto é construído através de experiências com outras pessoas.
  • B afiançar que o conhecimento é construído por informações advindas da interação com o ambiente.
  • C situar as influências e determinações da interação social sobre o desenvolvimento da inteligência.
  • D relatar situações vividas pelas crianças e adolescentes nas quais se infere a presença de interações sociais.
  • E alegar que aprender é uma interpretação pessoal do mundo baseada, porém, numa concepção da coletividade em que o sujeito vive.

Encontre mais questões

Voltar